quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Goals 2014

Não costumo empenhar-me para estabelecer metas para o novo ano. Contudo, para este caminho que iniciei recentemente, e que justifica a existência deste blog, segui um conselho de um outro blog que sigo com regularidade, e que explica uma estratégia que tem demonstrado ter bastante sucesso na pesquisa da felicidade: definir resoluções para o ano de 2014. 

Começando pelo princípio passei as minhas ambições para o papel. Há algo de mais intimista em escrever em papel... Permite-nos uma certa liberdade que não é permitida pela via digital.
Este brainstorming permitiu-me escrever não só os meus sonhos mais abstratos como as pequenas resoluções pessoais. Tal como sugerido, evitei as frases negativas porque não acredito de facto que a negação, assim como as ordens (tenho de...), tenham um resultado positivo na motivação para a mudança. Esta foi a primeira fase. Deixei- a "marinar" um pouco (1 dia) no papel e também na minha cabeça.

Claro que, numa fase inicial, teremos 1001 ideias de coisas que queremos fazer e que poderiam deixar-nos mais felizes. Mas embrenhar-me em todas essas coisas ao mesmo tempo só me deixaria frustrada. Por isso seleccionei apenas 6 objectivos sendo que me sinto à vontade para acrescentar mais se me sentir capaz de o fazer, mais tarde. Tentei abranger as pequenas mudanças pessoais, com resultados mais rápidos, mas também pequenos passos no sentido de realizar alguns dos meus maiores sonhos.

Para escolher os objectivos tive em conta que este tem de ter impacto positivo em mim e no meu futuro pelo que não me  limitei a escolher "coisas para fazer" mas sim a escolher objectivos que podem realmente melhorar a minha vida. Reflecti ainda sobre o impacto de cada um deles e olhei, por outro lado, para o que poderei perder se não tentar realizá-los. Assim, não só foi mais fácil escolher, certamente também mais assertivo, como me motivou muito para o passo seguinte: concretizar estes objectivos em tarefas segundo a metodologia SMART explicado no mesmo blog.
Especifiquei exactamente que tarefas implicam, como medir o meu sucesso, defendi-os de forma que os possa alcançar sem no entanto serem demasiado fáceis, antes desafios que me façam sentir motivada.

Agora vou escrevê-los num local onde passo bastante tempo para os poder relembrar todos os dias! Uma estratégia destas já me trouxe alguma felicidade. Deixou-me reflectir e atribuir um plano para a felicidade com objectivos bem claros para mim!


I usually don't spend any effort to establish new year goals. However, to this trip I am initiating, which justifies this blog existence, I followed a strategy implemented by other persons and that is proposed by another blogger I follow: to define goals to 2014.

First of all, I wrote all my ambitions. on paper. There's something more intimate in using paper rather digital technologies… it allows a certain freedom.
This brainstorming allowed to wrote not only my bigger dreams but also little personal goals. As suggested in the blog I mentioned before, I avoided negative as well as orders (I have to…), since I really don't believe that this type of statements have any positive impacts in my motivation. This was the first task. I let my list "incubate" for 1 day.

In a first moment, of course, we have 1001 ideas about we want to change and that could bring us more happiness. But invest in all at the same time will only leave us more frustrated. So, I have selected only 6 goals,and I am free to add more, later, only if I want to. I tried to include little personal goals and also some steps to active my bigger dreams.

To choose my goals, I did have in mind their positive impact in my life (and not only more thinks to do), I reflected about their real impact and what I lose if I don't fulfill it. This helped me to chose more assertively but also motivated me more to the next step: define those objectives using SMART methodology. To this I specified exactly which tasks those goals involve, how to measure my success, I established my targets in order that the task aren't to easy or to difficult to achieve.

Now I will wrote my goals where I can see it every day! Curiously this task already brought me some smiles. It allowed me to think and create a plan to happiness with clear goals for me!




Sem comentários:

Enviar um comentário